30 junho 2008

Linha de pesquisa e projetos


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Uma Linha de pesquisa tem por finalidade configurar criativamente a referência da Poética com a Realidade, na medida em que a Linha de pesquisa se desdobra em diferentes Projetos. Em última instância, são os projetos que manifestam a densidade da Área de Poética em sua referência com a realidade centralizando-se nas Linhas de pesquisa. Estas dizem atuação concreta de realizações em que a área se pode desdobrar, tendo como fundo sempre a realidade.
Projetos dizem, pois, possibilidades de realização de diferentes temas e questões, inerentes às Linhas de pesquisa. Em Poética, os temas não podem ser pensados nos paradigmas das teorias científicas, mas devem ser co-naturais aos fenômenos artísticos. Por isso, há paradigmas epistêmico-científicos e paradigmas poético-ontológicos, pois, em-si o paradigma é ambíguo.
Pelo paradigma científico, escolhe-se um tema como um objeto a ser identificado e delimitado através de uma hipótese dentro do paradigma da disciplina, procedendo-se, então, à pesquisa para comprovação conceitual, de acordo com procedimentos metodológicos pré-definidos. O conceito é o resultado de um exercício da razão enquanto, numa proposição ou juízo, produz uma representação racional da realidade, dentro do âmbito do paradigma que lhe dá origem. No conceito não temos a realidade no que ela é, mas como ela é apreendida racional e epistemologicamente na representação. A objetividade consiste nessa representação epistêmico-racional. Dentro da determinação objetiva faz-se previamente um levantamento bibliográfico para configurar o que já se conhece do tema. A hipótese, que poderá ser comprovada ou não, é que irá determinar as pesquisas que deverão ir além do já conhecido na bibliografia existente. Eis a razão de citar continuamente. Tudo na pesquisa gira em torno da determinação da realidade e sua análise, a partir da razão paradigmaticamente configurada na teoria ou teorias, dentro de uma verdade epistemológica.
Nas artes não é possível apenas trabalhar no horizonte dos conceitos objetivos, pois a realidade não se dá somente como e no raciocinar. O pintor George Braque já disse, sabendo do que fala como artista, que “raciocinar e pensar fazem dois” (raisonner et penser font deux). Os projetos da Poética, em torno da essência da arte e das obras de arte, enquanto manifestações da realidade e não decorrentes de teorias e paradigmas prévios articulam-se na tensão de pensar e raciocinar. Pensar é deixar a realidade se manifestar como realização, é deixar o invisível mostrar-se no visível, é deixar o não-saber doar-se como saber. O projeto realizado deve necessariamente percorrer esta trajetória. Para isso, todo o trabalho de pesquisa consistirá num permanente adentramento na densidade do tema, enquanto per-curso das e nas questões. Disso resultará uma fala de escuta, não sobre o tema e suas questões, mas com as questões do tema. De maneira alguma a tese resultará em conceitos, mas num adentrar a densidade das questões pelas quais a realidade eclode nas suas possibilidades de realização. Então, não se procura trazer o desconhecido para o conhecido, mas adentrar no conhecido o desconhecido, no dito o não-dito, no que é, o que não-é. Enquanto método, todo o trabalho de reflexão de pensamento consistirá num percurso poético-circular dialogante. Em tal caminhada, o saber atemático que motiva a pesquisa, deverá resultar num saber temático do que na hipótese, não enquanto teoria, mas enquanto questão, era ainda atemático. No lugar do meramente racional, haverá uma abertura para a inclusão do pensar. O pensar concretiza-se no questionar, enquanto diferenciar e dialogar. E este se exercita na pergunta. Mas a resposta da pergunta nunca se encerra e delimita num conceito. Ela re-instala a pergunta numa outra dimensão, porque ela deve-se mover na densidade da questão. Por isso diz Heidegger: “A resposta à pergunta é, como cada autêntica resposta, a última saída do último passo de uma longa seqüência de passos questionantes. Cada resposta somente conserva sua força como resposta enquanto ela permanecer enraizada no questionar”. Então a tese terá como resultado final o re-dimensionar o tema pelo aprofundar e densificar as questões, já em si propostas pela própria realidade. O método em Poética consiste num diálogo-poético-circular, inscrito no questionar e diferenciar, enquanto radicalidade do agir (poiesis), pelo qual advém e se manifesta o não-saber de todo saber enquanto sentido da verdade da realidade como mundo, no questionar do perguntar. O âmbito da verdade, no método poético-dialógico-circular, não consiste em afirmação conceitual do pressuposto na hipótese, mas, enquanto fundado no pensar, na compreensão da realização da realidade enquanto mundo e sentido. Neste nível e horizonte, toda atividade poética é necessariamente ética.

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